iStyle

  • 2017-11-21 19:29:52

Novembro 2008

http://www.sesipr.org.br/

O informativo Saúde e Segurança na Empresa, serviço oferecido pelos Sindicatos Empresariais, através do Sesi Paraná, destaca nesta edição a adequação das empresas para receber trabalhadores com deficiência. Traz também notícias e programação de encontros sobre a nova Legislação Previdenciária e sobre o programa de Odontologia Escolar, do Cartão Sesi.

Trabalhador com Deficiência

Empresas devem estar atentas à Saúde e Segurança

A contratação de pessoas com deficiência é obrigatória para empresas com mais de 100 funcionários, conforme determina a Lei 8.213/91. Mas toda empresa, independente do porte e número de funcionários, pode agregar novos talentos e competências aos seus quadros, bastando adotar práticas e procedimentos que assegurem condições de trabalho, respeitando a diferença. Isso vale, especialmente, para a segurança e saúde dos trabalhadores. Na foto, Marli Santos de Paula, colaboradora do Sistema Fiep.

Confira aqui <http://www.sesipr.org.br/saude/FreeComponent81content62430.shtml> as orientações dos consultores do Sesi sobre procedimentos corretos em relação a acessibilidade, tanto física como de comunicação; exame admissional, preparação dos SESMTs e dos médicos do trabalho.

É importante ressaltar que o Sesi Paraná desenvolve o Programa Inclusão da Pessoa
Deficiente na Indústria, que prepara gestores e colaboradores das empresas para contratação de pessoas com deficiência. As ações envolvem, também, adequação do ambiente de trabalho. Em dois anos, o programa foi levado a cerca de 100 empresas paranaenses, envolvendo mais de 1.500 pessoas.


Legislação Previdenciária

Juízes defendem o novo SAT

A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) se pocisionou a favor das alterações promovidas, no ano passado, no cálculo do Seguro de Acidente de Trabalho (SAT).
Leia mais. http://www.sesipr.org.br/saude/FreeComponent81content62598.shtml


Kraft debate assunto com empresas da CIC

A Kraft Foods do Brasil, da Cidade Industrial de Curitiba, promoveu o fórum Bom Vizinho Empresas, sobre as recentes mudanças na Legislação Previdenciária - Fator Acidentário de Prevenção e Nexo Técnico Epidemiológico. Foi abordado também a Gestão de Segurança e Controles, Interface de RH e Segurança, Controle Documental e Ações Efetivas de Segurança do Trabalho. A mediação foi do consultor do Sistema Fiep, Rodrigo Meister. O Bom Vizinho Empresas faz parte do Programa Bom Vizinho e visa estreitar o relacionamento entre as empresas vizinhas a Kraft Foods.

Mudanças na lei são tema de eventos realizados pelo Sesi-PR e Sindicatos

A preocupação dos empresários com as alterações na Lei Previdenciária pode ser dimensionada pela demanda por orientação e esclarecimentos, por parte de profissionais das indústrias.

O assunto é tema da maioria das Clínicas Sociais e palestras realizadas pelo Sesi, em parceria com os Sindicatos.

Só em novembro foram realizados encontros na Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal; no Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Paraná (SIMPEP) e para empresários e sindicatos de Cianorte e de Londrina.Em dezembro, acontecem eventos em Pato Branco, Francisco Beltrão e no Sindicato da Madeira de Irati.

Conselho de Relações do Trabalho alerta para Nexo Epidemiológico

O Conselho Temático de Relações do Trabalho e o Departamento de Assistência Sindical da Fiep têm alertado os sindicatos filiados à entidade para que estejam atentos à implementação do Nexo Técnico. O Conselho ressalta que todas as indústrias devem rever seus procedimentos de segurança no trabalho e consultar a empresa que elaborou os documentos legais para verificar se existe risco de futuros danos.

Parceria

Sistema Fiep no projeto de estímulo à prevenção de acidentes

O Sistema Fiep participa do projeto Boas Práticas de Segurança e Saúde no Trabalho, proposto pela Superintendêcia Regional do Trabalho e Emprego no Paraná. O objetivo é estimular as atividades das empresas no que se refere à prevenção dos acidentes.

O Sistema Fiep, junto com federações de outros setores, compõe a comissão tripartite que fará o planejamento, execução e acompanhamento de todos os eixos de atuação deste projeto.

Uma das iniciativas é o Prêmio de Boas Práticas em SST, que vai reconhecer empregadores que adotam ações eficacez para a melhoria do ambiente de trabalho.

O lançamento do projeto e a apresentação do prêmio aconteceram dia 17 de novemvbro, em Curitiba, na mesma solenidade em que o Ministério do Trabalho e Emprego lançou as cartilhas de combate ao trabalho infantil, com a presença do ministro Carlos Lupi.

Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho

Paraná é destaque na edição 2008

O Paraná é um destaque no Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho - PSQT 2008, com três empresas vencedoras na região Sul do Brasil: a Volvo do Brasil, de Curitiba (grande empresa); a Herbarium Laboratório Botânico, de Colombo (média) e a Tamarana Metais, de Tamarana (pequena). Na categoria microempresa a vencedora no Sul é a Tecnodrill Indústria de Máquinas, do Rio Grande do Sul. Elas foram premiadas pelo Sesi em Curitiba, junto com as vencedoras da região Sudeste. Na foto acima, Flávia Romero Garcia (Tamarana), Arnaldo Martins (Herbarium) e Dante Lago (Volvo).

Pormade vence etapa nacional

Pela segunda vez consecutiva, a Pormade - Portas de Madeira
Decorativas, de União da Vitória, venceu a etapa nacional do PSQT, na categoria média empresa. Ela concorreu na modalidade especial, exclusiva para as empresas que ganharam a etapa estadual, duas vezes seguidas. Na foto, a diretora de Recursos Humanos, Hermine Schreiner, e o diretor-superintendente do Sesi Paraná, José Antonio Fares.


PRAT é tema de palestra no Sindimetal-PR

O Programa Sesi/Senai de Redução de Acidentes de Trabalho (PRAT) foi tema do encontro no Sindimetal-PR, que reuniu empresas de Curitiba e RMC. O engenheiro de segurança no trabalho, Júlio Doneda, coordenador do PRAT, ministrou palestra sobre o programa, durante a reunião do Grupo de Estudos de Segurança do Trabalho Sindimetal-PR. Participaram cerca de 40 pessoas.

Cartão Sesi

Colégio Sesi terá atendimento odontológico 

A partir de 2009, os alunos da Rede Sesi de Educação poderão contar com o programa de Odontologia Escolar, desenvolvido pelo Cartão Sesi. O serviço é opcional e os pais devem formalizar a adesão no ato da matrícula. A cobertura é a mesma oferecida pelo Cartão Sesi aos trabalhadores das indústrias. Para os alunos do Colégio Sesi o custo é de R$ 10,00 mensais. O programa Odontologia Escolar começou neste ano, de forma piloto, no Colégio Sesi de Londrina e Maringá. Já foi estendido a Cascavel e Toledo e, em 2009, chegará a todas as unidades de ensino infantil, fundamental e médio do Colégio Sesi.

Jovem Vida Saúde sexual reprodutiva para meninas

O Sesi amplia as ações de educação para a prevenção entre os jovens. No ano que vem, todas as 21 unidades do Colégio Sesi de Ensino Médio serão contempladas com ações do projeto de orientação sobre sexualidade feminina. Em 2007/2008 o projeto foi implantado em Irati (foto), Guarapuava, União da Vitória e Telêmaco Borba. 

O grande diferencial deste projeto é que as orientações são feitas de meninas para meninas. As alunas do Colégio Sesi recebem capacitação de profissionais da área da saúde para levar informações para adolescentes de outras escolas e da comunidade. 

A iniciativa é do projeto Sesi Jovem Vida, que atua para disseminar a educação para a prevenção contra drogas, AIDs e gravidez juvenil.

Colocar o jovem como protagonista de transformações sociais é uma das linhas adotadas pelo Colégio Sesi para despertar no jovem o empreendedorismo e o sentimento de cidadania.

Centro Tecnológico

Sesi é parceiro da Universidade Positivo

O Sesi Paraná é parceiro da Universidade Positivo no projeto Centro Tecnológico, que irá abrigar cursos nas áreas Industrial, Gestão e Informática, desenvolvidos em parceria com empresas e instituições de destaque no mercado brasileiro.

O Sesi participa por meio da indicação e oferta de corpo técnico especializado para os cursos de tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Gestão Desportiva e Lazer e Segurança no Trabalho.

Essas áreas representam três grandes eixos de atuação do Sesi junto às indústrias paranaenses, o que possibilita ampla disseminação e aproveitamento do conteúdo técnico construído pela instituição, ao longo de seus 60 anos.

Representação Ergonomista do Sesi-PR na diretoria da Abergo

A ergonomista Maria do Rocio M. Buczek, do Sistema Fiep, integra a diretoria da Associação Brasileira de Ergonomia (Abergo) - que pela primeira vez, em 20 anos, tem um membro da indústria.

Maria do Rocio (na foto, a segunda da esquerda para a direita) também coordenará o primeiro Grupo de Trabalho da indústria. A divulgação da nova diretoria, que assume em 2009, foi durante o Congresso Internacional da Abergo em novembro, em Porto Seguro - no qual mais cinco ergonomistas do Sesi- PR apresentaram seus trabalhos.